07 março 2007

Chefe do chefe

Isto é mais ou menos o aspecto do meu monitor durante a tarde no meu local de trabalho. Sou um felizardo e tenho um lugar perto da janela (com vidros não escurecidos, sem estore e com uma proteção bastante reles que não faz nada), a qual apanha sol a tarde toda. Além de provocar um maravilhoso efeito de "solário" e "sauna", ainda consigo, com jeitinho, uma bela vista sobre o eixo norte-sul. Espero que o "solário" e a "sauna" sejam um free-benefict e não me sejam cobrados no fim do mês! Os pobres dos chefes é que não têm a mesma sorte, os postos de trabalho são mais resguardados, com temperaturas mais amenas e menos intensidade luminosa. Alguns desgraçados até têm de ficar sozinhos numa sala com temperatura regulada independentemente... (Para quem ainda está a franzir a testa e a cerrar os olhos a tentar ler isto, é mais fácil se seleccionarem o texto! Infelizmente, isso no emprego não resulta... Pronto, OK, escrevo normal...)
Há uns dias, o chefe supremo (pelo menos o que conheço, porque há muitos para além desse, e se os tentasse enumerar a todos provavelmente esgotaria o tráfego de internet que tenho disponível para este mês ao fazer upload da lista) enviou um mail para os sub-chefes que reencaminharam para os sub-sub-chefes que reencaminharam para os sub-sub-sub-chefes, e assim sucessivamente, até que chegou a mim. O mail referia-se ao horário de entrada, realçando que a entrada era às 9h00, com tolerância até às 9h30, e não às 9h30 com tolerância até às 10h00. Curiosamente nada era dito sobre o horário de saída...
Hoje, pela mesma via, recebi um mail que se referia ao horário de almoço, o qual tinha duração de 1(uma) hora, que podia ser utilizada entre as 12h30 e as 14h30. Mais uma vez, nada foi dito sobre o horário de saída, mas tenho esperanças que o próximo mail indique que é expressamente proibido ficar no posto de trabalho depois das 18h00.
Às 12h30 lá fui almoçar, um belo choco frito, que não era mais do que calamares cortados para dar a ideia de tiras de choco. Sinceramente não percebi quem tavam a tentar enganar, e pensei: "Mas o que é isto, pá?!". Decidi ir reclamar, mas infelizmente apercebi-me que não tinha tempo de fazer as duas coisas no horário de almoço, ou almoçava ou reclamava, por isso limitei-me a comer...
Mesmo assim, para mal dos meus pecados, demorei 1h10m no almoço, pelo que tive de prescindir da ida à WC durante a tarde (a culpa é minha, não me posso queixar). A meio da tarde, como seria de esperar, comecei a contorcer-me, pelo que o meu chefe disse: "João, estás com espasmos?! Tens de deixar o café! É melhor ires apanhar ar...", "Hm, pois, deve ser isso... Esta semana por acaso abusei um bocado e já bebi 2 cafés cheios..." - respondi eu. Aproveitei a dica e fui apanhar ar, mas à WC. Veio-me à memória uma frase que ouvi algures de alguém numa noite de convivio, após algumas bjecas, que nunca esqueci, mas também nunca compreendi: "Quem diz que sexo é bom, é porque nunca mijou". Hoje, esta frase teve um novo significado para mim!
Finalmente, por volta das 19h00, comecei a ficar cansado e tomei uma atitude rebelde: "Por hoje chega, vou tirar a tarde e vou embora..."