15 junho 2009

TGV é que não faz sentido nenhum...

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=2132DA33-DBAF-422E-8196-79B639F48EE3&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011

noticia do correio da manhã...

“Com a crise, TGV não faz sentido”
O projecto do TGV é um plano que não reúne consenso. A AEP diz que só faz sentido se ligar Lisboa ao Porto. PSD e CDS insistem para que a rede de alta velocidade deva esperar, "por uma questão de bom senso político". O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, diz que recusa qualquer adiamento. A questão é hoje debatida na Assembleia da República, onde Jorge Costa, do PSD, vai dizer ao ministro que "o projecto não faz sentido numa altura de crise".



A expectativa é grande em torno do debate que irá decorrer o dia todo no Parlamento e que contará com a presença de Mário Lino. Depois dos resultados das eleições europeias, a Oposição defende que o Governo deve adiar os grandes projectos até às legislativas, para não comprometer o futuro Executivo.

Hoje, Mário Lino deverá pôr um ponto final na questão, avançando se o projecto do TGV é ou não adiado. Para Jorge Costa, do PSD, 'o projecto tem de ser adiado' e rejeita o argumento do Governo de que este investimento irá criar emprego. 'Vai criar postos de trabalho mas em 2015. Precisamos é de empregos imediatos', defende Jorge Costa.

Para o ex-secretário das Obras Públicas, o Governo tem sido 'teimoso' em insistir no TGV. 'Depois dos mais recentes acontecimentos, a opinião pública e as posições das associações empresariais, espero que o Executivo adie', recordando o caso do aeroporto em que Sócrates desistiu da Ota depois de um estudo da CIP favorável a Alcochete.

Se o Governo não mudar de estratégia, e até agora não deu sinais nesse sentido, o calendário prevê a adjudicação provisória em Julho do primeiro troço da linha Lisboa-Madrid, entre Caia e Poceirão, e a assinatura do contrato de concessão em Setembro, em cima do período indicado para as legislativas. O porta-voz do PS, Vitalino Canas, garante que o Governo 'não vai apressar ou atrasar o calendário', por causa das eleições e não compreende a posição do PSD, referindo mesmo que há sociais-democratas que apoiam o TGV, sem contudo especificar.

CAVACO SILVA PODE TRAVAR ALTA VELOCIDADE

Apesar da adjudicação da rede de alta velocidade ser uma competência exclusiva, Belém pode travar o projecto. Isto porque o contrato de concessão, que define as responsabilidades do Estado e do concessionário, só pode vigorar depois de aprovado o decreto-lei que estabelece a base de concessão.

A promulgação do decreto tem de passar sempre por Cavaco Silva, que, se discordar com o decreto, trava o projecto do TGV até Madrid. O Presidente tem chamado a atenção para a necessidade de ponderar projectos 'que comprometam o futuro'.

PORMENORES

FALTA DE COMBOIOS

Mesmo que o Governo cumpra o calendário, a falta de comboios impede que a linha entre Lisboa-Madrid entre em funcionamento em 2013.

INVESTIMENTO

A mais recente estimativa do Governo aponta para que a rede de alta velocidade custe sete mil milhões de euros.

PREÇOS

A secretária de Estado dos Transportes avançou que a viagem entre Lisboa e Madrid custará cem euros. Lisboa-Porto fica por 40 euros.

EMPREGO

O TGV pode criar 36 mil novos postos de trabalho e contribuir com 99 mil milhões para o PIB.

2 comentários:

Anónimo disse...

"O TGV pode criar 36 mil novos postos de trabalho".

Deve ser deve, e eu sou o pai natal.

Tiago Fouto disse...

provalvelmente pode mas deve ser portugal e espanha juntos... quiçá o resto da europa...