20 fevereiro 2006

"A Arte é uma mentira que nos faz ver a verdade."

Pablo Picasso

21 comentários:

Tiago Fouto disse...

Grande frase essa... De facto é uma frase que há um tempo tinha visto e fixado pela vericidade e significancia da mesma...

João Lourenço disse...

Filipe eu gosto da frase pela sua lógica trocada, se pensares bem vês que ao olhares para um quadro não estás a ver uma representação física, real, das coisas mas sim uma imagem delas, daí a "mentira". Mas no entanto essa "mentira" pode fazer com que tenhas uma percepção da realidade de uma forma muito mais profunda do que antes. Quando eu oiço algo de verdadeiramente belo eu sei que aqueles sons são "mentiras" produzidas pelo Homem, são sons que não existem na natureza, mas que no entanto me fazem sentir essa mesma mesma natureza de uma forma muito mais pura... O mesmo se passa no teatro e no cinema...as artes de uma forma geral.

É por isso que eu acho que a frase é genial...

Tiago Fouto disse...

Yá concordo com o João!!! Na musica por exemplo quando oiço uma sinfonia de Malher ou quando oiço a nona sinfonia de Beethoven sinto isso. É uma mentira porque a arte é uma fuga á realidade. Tu abstrais-te da realidade. Mergulhas num mundo á parte, mas que no entanto contem a própria realidade mas de um modo puro na maioria das vezes. Filipe podes não gostar da frase, mas não é por isso que não é verdade... ou que não concordas... Como dizia Swedenborg:

Nothing is more important than to understand how our feelings rule our thoughts.

Filipe ás vezes parece-me que apenas queres deixar o teu bitaite sobre todo e qualquer tema...
Senão é verdade ao menos justifica as tuas respostas.

Tiago Fouto disse...

Jorge... A frase do Swedenborg era para responder ao Filipe sobre ele não ter gostado da frase. não para responder ao Picasso...

Jorge Vieira disse...

Fouto o sentido que Swedenborg quis dar ao que tu citaste não tem nada a ver com o de Picasso

Tiago Fouto disse...

Jorge a frase do Swedenborg serviu para responder ao Filipe sobre o facto de ele não gostar da frase. A frase apenas queria mostrar que por vezes os nossos sentimentos alteram as nossas ideias. Não queria por o Swedenborg em conflito com o Picasso. E que o filipe devia justificar as suas frases... porque o que apenas ele deixou a entender era que naõ concordava porque não gostava da frase...

João Coelho disse...

MAS QUE RAIO DE PANASQUICE VEM A SER ESTA?!?!
Agora andam a ter conversas claramente a resvalar para a homossexualidade?
A falar de frases e fotografias e mentiras e verdades?

Vamos lá a atinar, vá!

PiR disse...

Eu gosto da frase!

Acho que é uma boa metáfora da arte e não só! Acaba por ser parecido quando queremos expressar um sentimento com palavras que não o traduzem na realidade! As palavras não são verdadeiras, porque não expressam a verdade daquilo que sentimos, são mentiras porque são incompletas, mas são a ponte para essa verdade! São mentiras metafóricas! As "mentiras" que nos ajudam a explicar a forma como sentimos a realidade!

cumprimentos ;)

Jorge Vieira disse...

Porque tentam explicar a frase?
Uma frase solta pode ter mil e um sentidos , quer sejam mentiras "metafóricas" (não sei o q é) ou verdades pouco esclarecedoras.
Acham que algum artista quando cria mente? Não me parece...se na arte não se encontra o sentimento puro do artista é porque, como diz Dalman:
"um sentimento com palavras que não o traduzem na realidade!"

Tiago Fouto disse...

Eu da minha experiencia sinto que esta frase é verdade. Mas não sei se consigo explicar bem, também depende da experiência e percepção de cada pessoa. Creio que esta frase também tem a ver com pessoas que lidam muito com a arte, com pessoas que vivem "muito tempo" a arte. É um mundo á parte. Uma abstração e por isso é que é uma "mentira". Se a arte for usada como refugio essa "mentira" é mais evidente... pois podes tirar algo dela, e no entanto estás a fugir á realidade, mas no entanto não deixa de revelar a verdade...

Sim Filipe assim deixa de ser um bitaite... :) Basta justificar...

Espero não ter sido muito confuso...

Tiago Fouto

Tiago Fouto disse...

Filipe, não dá para explicar... ou melhor dar até dá... eu é que não consigo apanhar as palavras certas... Tem a ver com a minha percepção de arte. Mas dou razão ao Jorge uma frase solta pode ter muitas interpretações. E cada um tem uma diferente, conforme a sua visão da arte e do mundo.

Jorge Vieira disse...

O que é a verdade? O que é a mentira? O que significa viver na mentira? O que significa viver abstraído da verdade? Não seremos todos mentirosos?

Tiago Fouto disse...

Jorge com essa mataste a discussão... Tens que deixar de fumar essas cenas que deves ter em casa... Olha que fumar ervas não é arte... :)

João Lourenço disse...

Pois é...eu também acho que o Jorge tem razão. Esta frase não pode ser tão discutida, tal como a arte! Cada um tem a sua interpretação e faz o seu juízo.

A palvra "mentira" aqui tem um sentido figurado...é assim que deve ser interpretado.

Eu pessoalmente revejo-me nesta afirmação...mas longe de mim querer forçar o Filipe a ter a mesma opinião.

Jorge Vieira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge Vieira disse...

Eu tambem nao concordo nada com o Filipe
:)

João Lourenço disse...

Heheheh...acho que eu sou o único que posso perceber este comment do Filipe, e posso garantir que tem piada!!!

:))

Tiago Fouto disse...

Então João, queres explicar???

João Lourenço disse...

Pronto...pronto...para não ferir sentimentos eu passo a explicar. Esta frase que eu aqui coloquei foi retirada de um calendário que tenho em cima da secretária, correspondente ao mês de Fevereiro, e cuja figura a acompanha a frase é um palhaço. Coincidência das coincidências o Filipe tem o mesmo calendário que eu!

Daí a palhaçada...

Devia ser o Filipe a explicar isto, PALHAÇO!

:)

Jorge Vieira disse...

Uma frase de Picasso num calendario acompanhada pela figura de um palhaço...
coisa linda :)

João Lourenço disse...

O calendário também não é um calendário qualquer, são imagens pintadas com a boca e com os pés por pessoas deficientes.