05 junho 2007

Title

Bem, parece que sou mesmo só eu que ainda uso este blog! Ate me admiro como não foi ainda eliminado...

Bem, hoje trago alguns pontos (mais ou menos) actuais que me despertaram a atenção nos útimos tempos.

A começar, uma notícia que me deixou estupidificado, admirado, espantado, assombrado, interrogado e mais umas coisas acabadas em "ado". A noticia referia que "Os portugueses poupam cada vez menos". Surgiram-me rapidamente algumas questões: "Poupar? Poupar o quê? Poupar como? Poupar para quê?".
Penso que hoje em dia a poupança seja algo desconhecido da grande maioria das pessoas que vivem em grandes centros urbanos. O custo de vida é relativamente elevado, os salários demasiado baixos, há impostos que não param de aumentar (eu ainda me lembro do IVA a 17%, hoje está nos 21%), há impostos que surgem subitamente do nada, para já não falar dos que não fazem qualquer sentido! Até já estamos a cair no ridículo de pagar imposto sobre outro imposto (penso que é a questão dos novos impostos sobre os automóveis). No entanto, continuamos todos sem saber para onde raio vai o dinheiro, pois resultados é coisa que não se vê!
Elucidando as minhas questões, os portugueses poupam o quê? Os 50 ou 100€ que sobram (quando sobram) ao fim do mês? Para um dia destes aparecer um imposto sobre poupanças e ir tudo com os porcos? É que nem os herdeiros se livram de largar uma boa parte em impostos quando herdam algo!
Isto tudo é ridiculamente ridículo e dava mais escrita que uma biblia, de forma que é melhor parar por aqui...
(Acho que não vou descansar enquanto não mudar de país)

Bem, ia escrever mais umas coisas, mas faz-se tarde!
Sendo assim, fica só este texto de seca para não perdermos o blog :D

5 comentários:

João Lourenço disse...

Ó João...eu concordo contigo em certas coisas, e talvez os impostos não sejam os melhores, talvez os serviços não sejam os melhores em relação aos impostos. Mas...será que é tudo assim tão mau? Olha que eu não acho isso, eu gosto muito de viver cá e tudo pesado numa balança acaba por compensar e eu nunca gostaria de sair deste País.

Pensamentos positivos é o que é preciso! :))

Anónimo disse...

Caro Amigo João Coelho,

Acho o seu desabafo muito pertinente, no entanto discordo com a sua afirmação "Acho que não vou descansar enquanto não mudar de país", deveria ser "Acho que não vou descansar enquanto não mudar o país". Só assim conseguiremos fazer deste pais um pais mais agradavel para viver.

Abraços,

Anónimo disse...

Mas como pode o João mudar o país?

João Coelho disse...

Eu queria mesmo dizer "...mudar de país...". Isto está a ficar impossível, ainda mais agora com o cerco das finanças, a proposta para a revisão do código do trabalho (resumidamente: menos férias, mais horas de trabalho, horas extra mais baratas e mais facilidade nos despedimentos) e a tentativa de implementação em Portugal da flexigurança... Epá, não me lixem, mas acho que isto não é nem de perto o caminho mais acertado! Estamos a caminhar para um ponto de onde só se vai sair com um golpe de estado!

Politicamente, Portugal para mim, não! E estou cada mais mais farto!
Ainda se vão aproveitando as praias e o clima, mas até estes parecem estar a "avariar".

Tiago Fouto disse...

Caro João,

Tens toda a razão... Digo mais... Isto é uma palhaçada completa... A sério... e não é pobreza de expressão minha ou falta de ideias... é mesmo... Esta nova proposta ou estudo de trabalho é mesmo para fazer o favor aos patroes. Mas há descarada...
Por quanto tempo querem continuar a chamar o PS de partido de esquerda??? Despedimentos a torto e direito... quem é que vai provar ou deixar de provar a competência das pessoas? Os juizes? Claro. Olhe lá, fale-me lá um pouco de que estrutura usa nos seus projectos Java? Struts, Faces? hmmm vcs não tem competência. E você acha mesmo que Kant se referia à natureza do ser como uma perspectiva introspectivamente adversa? Pois... E olhe lá Quaresma a parte interior do pé não é a mais correcta para rematar á baliza. Você é um incompetente. E voce costuma cozinhar o Bacalhau espiritual sem cenouras? Não pode ser. Despedimento por justa causa.

A sério, se isto é democracia eu prefiro viver numa ditadura, porque ao menos as coisas são bem explicitas....