07 março 2007

Chefe do chefe

Isto é mais ou menos o aspecto do meu monitor durante a tarde no meu local de trabalho. Sou um felizardo e tenho um lugar perto da janela (com vidros não escurecidos, sem estore e com uma proteção bastante reles que não faz nada), a qual apanha sol a tarde toda. Além de provocar um maravilhoso efeito de "solário" e "sauna", ainda consigo, com jeitinho, uma bela vista sobre o eixo norte-sul. Espero que o "solário" e a "sauna" sejam um free-benefict e não me sejam cobrados no fim do mês! Os pobres dos chefes é que não têm a mesma sorte, os postos de trabalho são mais resguardados, com temperaturas mais amenas e menos intensidade luminosa. Alguns desgraçados até têm de ficar sozinhos numa sala com temperatura regulada independentemente... (Para quem ainda está a franzir a testa e a cerrar os olhos a tentar ler isto, é mais fácil se seleccionarem o texto! Infelizmente, isso no emprego não resulta... Pronto, OK, escrevo normal...)
Há uns dias, o chefe supremo (pelo menos o que conheço, porque há muitos para além desse, e se os tentasse enumerar a todos provavelmente esgotaria o tráfego de internet que tenho disponível para este mês ao fazer upload da lista) enviou um mail para os sub-chefes que reencaminharam para os sub-sub-chefes que reencaminharam para os sub-sub-sub-chefes, e assim sucessivamente, até que chegou a mim. O mail referia-se ao horário de entrada, realçando que a entrada era às 9h00, com tolerância até às 9h30, e não às 9h30 com tolerância até às 10h00. Curiosamente nada era dito sobre o horário de saída...
Hoje, pela mesma via, recebi um mail que se referia ao horário de almoço, o qual tinha duração de 1(uma) hora, que podia ser utilizada entre as 12h30 e as 14h30. Mais uma vez, nada foi dito sobre o horário de saída, mas tenho esperanças que o próximo mail indique que é expressamente proibido ficar no posto de trabalho depois das 18h00.
Às 12h30 lá fui almoçar, um belo choco frito, que não era mais do que calamares cortados para dar a ideia de tiras de choco. Sinceramente não percebi quem tavam a tentar enganar, e pensei: "Mas o que é isto, pá?!". Decidi ir reclamar, mas infelizmente apercebi-me que não tinha tempo de fazer as duas coisas no horário de almoço, ou almoçava ou reclamava, por isso limitei-me a comer...
Mesmo assim, para mal dos meus pecados, demorei 1h10m no almoço, pelo que tive de prescindir da ida à WC durante a tarde (a culpa é minha, não me posso queixar). A meio da tarde, como seria de esperar, comecei a contorcer-me, pelo que o meu chefe disse: "João, estás com espasmos?! Tens de deixar o café! É melhor ires apanhar ar...", "Hm, pois, deve ser isso... Esta semana por acaso abusei um bocado e já bebi 2 cafés cheios..." - respondi eu. Aproveitei a dica e fui apanhar ar, mas à WC. Veio-me à memória uma frase que ouvi algures de alguém numa noite de convivio, após algumas bjecas, que nunca esqueci, mas também nunca compreendi: "Quem diz que sexo é bom, é porque nunca mijou". Hoje, esta frase teve um novo significado para mim!
Finalmente, por volta das 19h00, comecei a ficar cansado e tomei uma atitude rebelde: "Por hoje chega, vou tirar a tarde e vou embora..."

5 comentários:

Anónimo disse...

Para alem do Spam, eu tb gosto de ler as tuas crónicas :)

João Lourenço disse...

Mas o que é isto hein??!! SPAM no alimento intelectual?? Vamos já meter um processo no google e acabar com esses gajos, mas que raio de serviço gratuito é este?!

Mas em relação à crónica, tá fixe João! Esse pormenor inicial da cor do texto está genial! O que escreves é uma ideia, até um pouco cómica, do teu dia a dia e daquilo que tens que suportar. Eu acho que, apesar de ler isto sem disfarçar um sorriso pela subtil ironia com que escreves, não te deve dar muito prazer ter que suportar essas coisas...

Talvez escrever desta forma sobre eles seja uma forma de tentares ultrapassa-los da melhor maneira, se tal for o caso acho que vais continuar a ter por este lado pessoal a querer seguir os teus textos...com um sorriso nos lábios. :)

Abraço!

Anónimo disse...

Mto bom ...

João Coelho disse...

Olha, pois é! Spam no blog! Hehehe

Tiago Fouto disse...

Tomei a liberdade de tirar o spam... Se bem que o spam até vem dar vida a este blog...

Quanto ao texto está 5 estrelas... João continua com as tuas crónicas e depois mete todas num livro... Acredita que se vende bem...