27 dezembro 2004

Ainda o Natal II

Porque é que o Natal é a 25 de Dezembro?

R: "No Egipto sempre se acreditou que o filho de Isis (nome egípicio da "Rainha do Céu") nascera em 25 de dezembro. O mundo pagão celebrava essa famosa data de nascimento, na maior parte do mundo conhecido de então, muitos séculos antes do nascimento de Cristo. O próprio Jesus, os apóstolos e a igreja nunca celebraram o nascimento de Cristo em nenhuma época, na Bíblia não há mandamento ou instrução alguma para celebrar, todavia somos ordenados a lembrar sim de sua morte e ressurreição que nos proporcionou a Vida (ICo. 11:24-26; Jo. 13:14-17)." (...) "Para terminar com as confusões relacionadas com o nascimento de Cristo, o Papa Júlio I, em meados do séc. IV, estipulou que a data oficial do nascimento de Cristo seria sempre o dia 25 de Dezembro. A escolha foi inteligente, porque ao colocar o nascimento de Cristo no meio das antiquíssimas festividades pagãs do solstício de Inverno, a Igreja Cristã absorveu-as e converteu-as. "

Porque damos presentes no Natal?

R: "Desde há cerca de dez mil anos que os povos agricultores passaram a trocar presentes, normalmente excedentes alimentares, no solstício do inverno, como forma de celebrar o facto de o Inverno já estar a meio e em breve regressarem os dias bons. Como era um costume pagão, os cristãos tentaram sem êxito suprimi-lo. Como não conseguiram, converteram-no. No seu novo contexto, a oferta de presentes passou a simbolizar a entrega de oferendas ao Menino Jesus pelos Reis Magos.
No entanto, o excesso de consumismo a que se chegou nos nossos dias, é, sem dúvida, uma nota muito negativa no Natal cristão."

Qual a origem da árvore de Natal?

R: "Originalmente, existia a adoração pagã da árvore. Há 1200 anos, os germânicos pagãos reverenciavam o carvalho. Os missionários cristãos adoptaram a adoração da árvore, mas transferiram-na para o abeto que foi escolhido por ter forma triangular. Os três pontos do triângulo passaram a representar a Santíssima Trindade. O costume germânico da árvore de Natal difundiu-se sobretudo a partir do séc. XIX."


Eu considero-me um ignorante em matéria religiosa, mas quanto mais sei mais considero que a Igreja funciona muito pelo coração e pouco pela razão. Podia ter arranjado mais textos para colocar aqui, textos esses de pessoas importantes no meio religioso que afirmam que o Natal é não mais do que uma adaptção da religião pagã, e que o dia de Natal foi instituido politicamente pelo Papa Julio I, assim como o dia de domingo (Imperador Constantino 321 d.C.). Acredita-se que o verdadeiro nascimento de Cristo terá sido por volta de 30 de Abril, então porquê o dia 25 de Dezembro? Curioso, não é? Não menos curioso é o facto de não haver na Bíblia uma referência ao Natal ou ao nascimento de Jesus.

E o que é a Biblia? Um livro escrito pelos Homens e adaptado ao longo dos anos.

Não quero ferir susceptibilidades nem ofender ninguém, mas há uma passagem que acho curiosa : [...porém Deus ordena aos seus fiéis ministros em Isaías 58:1 "Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão"].

15 comentários:

Anónimo disse...

E tu sabes qual é a transgressão João Lourenço???

Obrigada pela tua partilha.

Beijinho,
Madalena

João Lourenço disse...

No contexto que eu o li era o seguinte :

[...Causa-nos um choque conhecer a verdade - alguns infelizmente ficam ofendidos diante da pura verdade, porém Deus ordena aos seus fiéis ministros em Isaías 58:1 "Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão". A verdadeira origem do Natal encontra-se na antiga Babilônia. Está ligado à apostasia organizada que mantém preso um mundo enganado por todos esses séculos. É hora de sair da apostasia e sair de tamanho engano e astuta cilada de satanás. O Natal (25 de dezembro) é uma mentira - João 8:13-16 - "Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro. Respondeu-lhes Jesus: Ainda que eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro; porque sei donde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo. E, mesmo que eu julgue, o meu juízo é verdadeiro; porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou." João 8:30-32 - " Falando ele estas coisas, muitos creram nele. Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:40-47 - "Mas agora procurais matar-me, a mim que vos falei a verdade que de Deus ouvi; isso Abraão não fez. Vós fazeis as obras de vosso pai. Replicaram-lhe eles: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não compreendeis a minha linguagem? é porque não podeis ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus."]

Não procuro conflitos. Procuro respostas!

Anónimo disse...

Olá João... não percebi o que quiseste dizer com a tua ultima frase.

De qualquer forma antes de ler o texto, o que eu estava a pensar sobre a transgressão era que muitas vezes os homens escolhem o caminho do mal e esquecem-se da verdadeira mensagem de Cristo: - O AMOR. Associado ao Amor, está a verdade e tantos outros valores como Cristo refere. Por isso mesmo era/é preciso gritá-los sempre como o soar da trompeta!

Um beijinho,
Madalena.

João Lourenço disse...

Olá Madalena,

O que eu quis dizer com a minha frase é que não proucuro conflitos com quem Acredita e tem Fé, apenas questiono certas coisas porque acho que cada vez mais esta não é uma Igreja em que Cristo se reveria se ainda habitasse a Terra. O Homem tem o estranho dom de conseguir converter quase tudo em que toca à sua imagem, e em seu serviço, com o objectivo de atingir o Poder, cada vez mais Poder. Para mim a Igreja é um veículo muito poderoso para obter esse Poder.

"Deus é um todo e todos somos Deus". Acho que esta é a melhor definição sobre Deus. Emprego aqui a palavra "Deus" não como o pai de Jesus Cristo e o Senhor da Igreja Católica, mas como uma força superior a nós, algo que sabemos ser grande e poderoso mas que nunca vimos e que não conhecemos. Algo que temos dentro de nós...

Quero saber as vossas opiniões, partilhem-nas comigo!

Anónimo disse...

Olá João e amigos,

oh João nunca me passou pela cabeça que o teu objectivo fosse criar conflitos pelo contrário, voçes criaram este espaço para que pudessemos conversar e debater ideias o que eu acho tão importante nos dias de hoje, uma vez que as pessoas nunca têm/querem ter tempo para falar. Falar abertamente.

Sabes que eu não posso concordar com o que escreveste entretanto no teu último comentário. Porque a igreja dos Cristãos é a Igreja de Cristo. Naturalmente uma igreja feita de homens e por isso pecadora, que não devia. Há uma oração que se chama Credo, que nós professamos na Eucaristia em que dizemos a certa altura: " Creio na Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica (...)". Apesar de tudo é nesta Igreja em que eu Acredito. Uma Igreja unida, Santa, continuada pelos apóstolos.

Bem sei que muitos erros foram cometidos, erros graves dos quais a Igreja se arrepende e pelos quais o Papa João Paulo II já pediu perdão. Apesar disto a Igreja Católica é no mundo a que mais bem social e humano desenvolve. Tem espalhados pelo mundo cristãos, homens e mulheres que dão a sua vida aos outros.

No Verão eu estive na Etiópia, tenho umas amigas espanholas, da Comunidade Missionária de São Paulo Apóstolo e Maria Mãe da Igreja (comunidade espanhola) e eu vi o trabalho que elas desenvolvem e vi como há 20 anos deixaram tudo de lado para servir os outros. Postos médicos, jardins de infância, ensinar agricultura, construir presas de água (mini-barragens)... tanto. E não podemos aqui imaginar como se vive naqueles países. As imagens que vemos na televisão, não nos deixam imaginar a pobreza, os anos luz de distância a que estão da civilização.

Muitas vezes oiço as pessoas criticarem os cristãos que vão à missa ao domingo e mal saiem da Igreja começam a pecar. São homens e mulheres, não livres do pecado, não livres da sua condição de homens.

Mas sabes porque é que eu vou à Igreja????

É porque acredito em Cristo, na sua mensagem e é porque me esforço para ser melhor, para ser como Ele. Eu não vou à Igreja por causa das pessoas que lá estão ou deixam de estar.
Ser cristão não é mau, pelo contrário. Eu não ensino coisas más às minhas meninas na catequese. Eu tenho através de exemplos mostrar-lhes como devemos ser pessoas generosas, amigas, capazes de perdoar, compreensivas, simpáticas, respeitadoras, sempre à imagem de Cristo.

Cristo não se reveria em muita coisa deste mundo, tal como não se identificou com muita coisa do mundo quando viveu. Possivelmente até se zangaria com alguns cristãos, como se zangou com os judeus (Jesus era judeu - mas os judeus nunca o viram como o Filho de Deus, consideraram-no um profeta e condenaram-no; fundando-se com Cristo o Cristianismo sendo criada outra religião), mas eu esforço-me por ser melhor todos os dias, sempre à Sua Imagem.

Um beijinho,
Madalena

Tiago Fouto disse...

João eu redifiniria a expressão:
"Deus é um todo e todos somos Deus" para:
"Deus é um todo e todos somos de Deus"
Abraço
Fouto

João Lourenço disse...

Eu sei que tu farias isso Tiago, é por isso que tu és católico e eu não! :)

Mas respondendo à Madalena sobre o seu último comentário...

Eu também acredito na bondade das pessoas e no seu espírito de entreajuda e sacrifício para com o próximo. É bom saber que ainda há neste mundo quem se entregue a causas em prol dos outros, deixando muitas vezes as suas próprias vidas para trás. Admiro-as.

Mas não posso deixar de questionar: E o que tem a Igreja a ver com isso? Se não fosse a Igreja essas pessoas não teriam o mesmo espírito de ajuda e sacrifício? Afinal de contas o que deveria estar primeiro? A boa acção das pessoas envolvidas numa organização religiosa, ou uma organização religiosa que permite a boa acção das pessoas? Para mim é claramente a primeira. Nós não deviamos precisar que a Igreja nos dia o que é bom e o que é mau. Nós podemos imitar aqueles, que como Cristo, se entregaram na ajuda ao próximo e fazer disso a nossa missão, se assim o quisermos.

Como em vários exemplos da sociedade as pessoas são sempre o activo mais valioso de qualquer empresa, organização, equipa, estrutura, governo, etc... As pessoas e os seus actos é que devem ser valorizados, em vez de os louros reverterem para a mega-estrutura por detrás deles.

Tenho a sincera opinião que os católicos são boas pessoas porque seguem, ou tentam seguir, os bons exemplos. O que eu não concordo é com a estrutura que os acolhe e com o poder da mesma nos nossos dias. Poder esse que tem vindo a enfraquecer nos últimos tempos. Posso estar enganado, mas na minha opinião se as coisas se mantiverem como estão, dúvido que dentro de 50 anos haja algum bebé baptizado.

Um bom Ano Novo para todos!

Anónimo disse...

Olá João e amigos, claro:)

Oh João repara... estas pessoas que dão a vida aos outros encontram coragem e forças em Cristo. É Cristo que lhes dá o alento para prosseguirem. Porque é lindo de facto mas são muitas as barreiras, muitas João.

E como eu te disse é a Igreja Católica que fazendo uso do seu poder, que em muitos sitios do mundo é quase nulo, uma vez que há um grande crescente da religião islâmica, por exemplo em Africa, socorre, auxilia e ampara muita gente. E sabes como é que esta religião converte os seus fiéis, é comprando as pessoas, ou seja se elas se converterem, dão-lhes casa, dão-lhes comida, só com este objectivo de conversão. O catolicismo, respeita as opções das pessoas, e ajuda-as independentemente do seu credo.

Mas tal como te dizia, as pessoas dão a sua vida aos outros, na certeza de que estão com Cristo, fazem-no por amor aos outros e a Ele.

Se quiseres mando-te um texto que escrevi, após a minha ida à Etiópia com relatos e reflexões.

Um beijinho,
Madalena

João Lourenço disse...

Filipe, apenas quis fazer ver que o Natal não é bem a festa cristã que se apregoa nesta altura do ano. Mas isso também não é importante, o que é importante é (para os Cristãos) celebrar o nascimento de Cristo, e acho que têm todo o direito de o fazer.

Se quiseres aprofundar a veracidade do que eu escrevi podes dar uma vista de olhos, por exemplo, neste site:

" Ministério de Pesquisa e Apologética Cristã

O propósito deste ministério é equipar cristãos com informação boa e bem documentada de doutrina cristã, vários grupos religiosos falsos (Mormonismo, Testemunhas de Jeová, etc), cultos, evolução, Nova Era, e assuntos relacionados, para que eles possam defender melhor a verdade da Palavra de Deus e pregar o evangelho de Jesus. Por favor sinta-se à vontade para imprimir e distribuir o material encontrado neste site tanto quanto desejar."

http://www.carm.org/Portugues/natal.htmApesar de ter algumas opiniões diferentes das vossas o importante é que no conteúdo todos lutamos por um mundo melhor e tentamos, de uma forma ou de outra, ajudar a quem podemos. Julgo que isso é o importante a reter deste debate de ideias.

Anónimo disse...

Olá amigos, mais uma vez:)

Muitos anos antes de Cristo nascer, festejava-se a FESTA do deus Sol. Esta festa ocorria durante o solsticio de Inverno, precisamente no dia 25 de Dezembro. Sendo para os Cristãos, Cristo a Luz do mundo, nada melhor do que associar ao seu nascimento esta data, em que já se fazia uma grande festa.

Nós os cristãos, festejamo-la não como sendo o dia do deus Sol, mas sim como o nascimento do Sol das nossas vidas que é Cristo.

Se a maioria das pessoas que se dizem cristãos, algumas até católicos não praticantes (que eu acho um ridiculo, porque ou são católicos ou não são), não celebram o Natal tendo em conta o seu verdadeiro significado, valorizando apenas a parte materialista, associdada à troca de prendas, ao enfeite das árvores de Natal, ao Pai Natal (que até a sua imagem e o seu real sentido foi deformado e ninguem já se lembra do São Nicolau e dos seus gestos), é uma coisa, agora não podemos afirmar que os Cristãos não sabem aquilo que estão a celebrar.

Por outro lado e tendo em conta o que partilhaste connosco João Lourenço no texto inicial, eu gostaria de te dizer que do que eu conheço, pensa-se que Cristo terá nascido precisamente um mês antes da data que hoje em dia se celebra. E isso tem tudo a ver com investigações históricas, com base nas narrativas feitas na biblia precisamente sobre o nascimento de Cristo.

Além de ser um livro de Fé, a Biblia é sem dúvida um documento histórico. EScrito por homens naturalmente, mas não adaptado ao longo dos anos, pelo contrário, sendo que ainda hoje a sua mensagem continua actual.


Tenho gostado muito deste nosso debate de ideias. Obrigada.

Um beijo,
Madalena

Anónimo disse...

Antes de me ir embora venho dar um beijinho especial a todos e agradecer-vos o enriquecimento que tive ao partilhar e ler as vossas ideias sobre tantos temas.

Desejar que 2005 continue assim, frutífero e mais feliz para cada um de nós.

Um abraço,
Madalena.

Anónimo disse...

João Lourenço onde estão os teus comentários???

Todos os dias venho ao blog ver se já escreveste algo!

E amigos onde estão os vossos comentários?

Andam a passar fome de intelecual é??

Um beijinho,
Madalena

Anónimo disse...

Então agora deixaram de escrever no blog porquê??? Meninos???

É tão importante reflectimos?

Querem continuar com o Natal, ou querem q eu introduza um tema???

Digam qualquer coisa.
Beijo,
Madalena

Jorge Vieira disse...

ahah...tu não podes introduzir temas...não tens esse previlégio...:P

Anónimo disse...

:) Tens muita razão Jorge!! Mas posso sempre pedir a alguém que mo introduza!!:)

Privilégio!!! Com i!!:)

Beijinho,
Madalena

Ps.: Pelo menos tu respondeste-me. Afinal n escrevo para o virtual!:)