13 dezembro 2004

Nao me apetece dizer nada de especial...

Por vezes nem sempre as coisas nos correm como nós queriamos, e nesses momentos temos a vontade de partir na procura de uma solução. Na busca por essa solução perdemos-nos, por vezes demasiado tempo, a pensar sobre o que de mau nos acontece, e em todos os problemas que nos assolam.

É como que uma espiral negativa. Uma busca pela solução milagrosa faz-nos mergulhar num mar de vida negativa, como se tudo o que conhecemos dependesse desse milagre para renascer com nova vida aos nossos olhos.

Parafraseando alguem que todos conhecemos: "A vida é um milagre". Menos cinéfila mas talvez mais de acordo com a minha realidade, eu diria a frase : "A vida, por si só, é um milagre".

Chamem-me um optimista utópico e tresloucado mas apeteceu-me dizer isto. E disse.

9 comentários:

Jorge Vieira disse...

ahhh...que bonito...

Tiago Fouto disse...

João concordo contigo quando dizes que a "A vida por si só é um milagre". Mesmo se nesta fase da minha vida possa não estar deslumbrado com ela. Mesmo se possa estar mais cansado... Mas concordo contigo...
Abraço Tiago

João Lourenço disse...

Tiago, eu compreendo o que tu queres dizer. Quando escrevi isto, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, também eu estava numa fase menos boa de motivação. Mas é nessas alturas que temos que nos agarrar ao que de bom nos rodeia, e dar a volta por cima!

Jorge Vieira disse...

vou citar voltaire...
"Um dia tudo será excelente, eis a nossa esperança; hoje tudo corre pelo melhor, eis a nossa ilusão"

acho que ter a noção do eu no presente é um pequeno passo para passarmos as mais diversas adversidades...

um abraço para os dois.... 8D

Jorge Vieira disse...

"...o que me move é a insatisfação...", é muito mais bonito que "...o que me move é a busca da satisfação..."...gostei do teu comment...

João Lourenço disse...

Sim, também concordo contigo Filipe. O que nos move é a insatisfação, ou pelo menos a vontade de a eliminar. A questão aqui é que podes fazê-lo de duas maneiras, pela via positiva e pela via negativa.

Se tentares eliminar uma bola preta agarrando-te às pequenas bolas brancas que te rodeiam penso que serás mais bem sucedido do que estares agarrado a várias bolas pretas à espera de uma grande bola branca para te salvar.

Isto depois de escrito soa-me bastante estúpido mas peço a quem ler que o faça com atenção a ver se consigo passar a minha mensagem.

Um abraço a todos e estou a gostar de ver este blog! Afinal parece que com o tempo estamos a aprender a dar algum valor a esta forma de reflexão que é a escrita.

Anónimo disse...

É nem sempre a vida é feliz! Mas eu amo tanto a vida!

Às vezes sinto-me só e completamente vazia, outras vezes sinto-me tão triste... outras ainda com vontade de correr, correr e não parar... na maioria das vezes não sei o rumo... Mas amo tanto a vida!

Não sei... mas para mim de facto a maternidade, um bebé na barrida da mãe é um milagre! Um milagre de vida!

Beijinho,
Madalena

João Lourenço disse...

Filipe, o que eu quis dizer com isto foi basicamente: Toma atenção aos pequenos detalhes, olha para o que tens. Procura as soluções naquilo que conheces, em vez de esperares que um grande milagre traga a solução para todos os problemas. Valoriza os amigos, a família, os teus valores pessoais. Encontra neles a energia e as pequenas soluções para encontrares o teu EU. Porque o teu EU nao existe sozinho, é o conjunto de tudo aquilo que gostas, que amas e que acreditas.

Talvez as respostas que procuras estejam à frente dos teus olhos, ou talvez não...

"A Verdade tem que, necessariamente, ser subjectiva, uma vez que é individual."
Gostava de partilhar com vocês o nome do poeta que escreveu esta frase, mas infelizmente não me recordo do nome dele.

Tiago Fouto disse...

Olá Filipe!!!

Acho que deves fazer as duas coisas... Deves descobrir como ser feliz á tua volta e nas pequenas coisas. Mas tambem não deves desistir de procurar a bola grande!
Se essa insatisfação te enche a alma, tens que a vencer de uma maneira ou outra. Vai em frente, procura... procura. Esforça-te...
Um abraço,
Tiago Fouto