08 outubro 2006

Vergonhoso Mundo este...

"Uma jornalista russa foi, este sábado, morta a tiro à porta de casa em Moscovo. Anna Politovskaya era muito conhecida na Rússia por não ter «papas na língua», e por criticar de forma dura a governação de Vladimir Putin, em especial, a guerra na Chechénia.

Quando um jornalista é notícia nos órgãos de comunicação do Mundo inteiro, geralmente não é bom sinal. Anna Politkovskaya não fugiu a esta regra: está nas notícias de todo o Mundo porque foi brutalmente assassinada. A jornalista russa, foi encontrada na entrada do prédio onde vivia no centro da capital russa. Ao lado do corpo da jornalista, no chão, quem a matou deixou ficar uma arma e quatro balas.
«Acho que é um acontecimento político muito importante, porque ela era uma jornalista muito famosa que dedicou toda a vida a lutar contra a guerra na Chechénia e agora, por alguma razão, impediram-na de continuar a viver. É devastador para toda a comunidade jornalística, porque o que fica muito claro é que podemos falar cada vez menos abertamente sobre o que pensamos e sobre o que sentimos», refere a jornalista Anna Sadovnikava.

Foram muitos os anos dedicados à guerra na Chechénia. A jornalista agora assassinada denunciou por várias vezes os crimes cometidos pelas tropas russas. Denúncias feitas nos jornais onde trabalhou e nos livros que escreveu: «Terror na Chechénia», «Uma Guerra Suja» e, mais recentemente, «A Rússia de Putin».

Anna Politkovskaya foi também uma das negociadoras no caso dos reféns no Teatro de Moscovo, em 2002. A jornalista foi das poucas pessoas a ter autorização dos sequestradores para entrar no teatro.

Anna Politkovskaya ganhou vários prémios internacionais e não só. A coragem de denunciar valeu-lhe também várias ameaças de morte. Anna Politkovskaya foi mesmo obrigada a refugiar-se durante uns tempos na Áustria, mas acabou por regressar à Rússia para continuar a lutar por aquilo em que acreditava.

Pagou um preço alto de mais: aos 47 anos calaram a jornalista que incomodava muita gente. "


E assim vai o Mundo em que nós vivemos...

1 comentário:

Tiago Fouto disse...

Pois é... Há pouco tempo também assassinaram o presidente do Banco Russo, porque estava a tomar demasiadas medidas contra a corrupção e máfias... E foi assassinado... Enfim...